Skoda eléctricos não terão submarca própria mas serão baratos
A Skoda revelou dois esboços do já conhecido estudo de um "crossover" eléctrico, o Vision E, que apresentará no salão de Frankfurt com algumas actualizações. O Vision E fez furor no salão de Xangai, onde o Grupo VW anunciou forte ofensiva eléctrica, com outros protótipos da VW (I.D. Crozz) e da Audi (e-tron Sportback), garantindo que também a marca checa estava englobada na estratégia 2020-2025 de lançamento de vários modelos de emissões zero.
A revelação foi feita por Guido Haak, responsável pelos produtos da marca checa, que não escondeu que a Skoda está a tentar fazer o mesmo que a Tesla já conseguiu, estimulando o interesse pelos automóveis eléctricos… mas com uma grande diferença: os Skoda eléctricos serão bem mais baratos e acessíveis que os Tesla!
Voltando ao Vision E que estará em exibição em Frankfurt, não terá grandes alterações por fora nem no seu conceito. As novidades dizem respeito a novos e mais evoluídos sistemas de conectividade e ao dispositivo de condução autónoma de Nível 3 que procura sozinho um lugar para estacionar, arrumando logo o carro.
Por fora continuará, portanto, com a forma com que o conhecemos no salão de Xangai e as mesmas dimensões: 4,668 m de comprimento, 1,924 m de largura e 1,591 m de altura. Na sua base está a plataforma MEB que os modelos do Grupo VW usarão, com as baterias de iões de lítio no chão e suficientes para uma autonomia de 500 km, apesar de ter de alimentar dois motores que totalizam 306 cv, um em cada eixo, de forma a garantir tracção integral.